Diferenças entre MoIP, PagSeguro e PayPal

Diferenças entre MoIP, PagSeguro e PayPal

Você já utilizou o MoIP, o PagSeguro ou o PayPal, para efetuar pagamentos ou receber pagamentos e remessas de dinheiro?

Existem diferenças entre estes serviços, que são os mais conhecidos pelos Brasileiros, e é preciso escolher com calma, qual o melhor serviço, para você.

Não sou um profundo conhecedor destes serviços, porém como já usei ambos para pagar, receber dinheiro, fazer vendas de produtos pagos através deles, e já fiz vários saques nestes serviços, além de usar todas as opções de personalização e configurações possíveis, posso me classificar como usuário Intermediário, no assunto.

Grandiosidade é o ponto em comum, nestas 3 empresas

Por trás destas empresas, existe o mesmo tipo de história, exatamente igual, porém com proporções diferentes:

  • O MoIP foi criado em 2007, e logo o portal IG adquiriu a empresa, porém não fez alterações muito grandes, no MoIP daquela época, e pouca coisa mudou, desde então. Porém, o serviço é muito bom, funciona bem, e sabendo que pertence ao IG, propriedade da gigante Oi, não dá para desconfiar de incompetência na empresa. A Oi não deixaria ninguém manchar seu nome, com algo tão sério, como pagamentos eletrônicos.
  • O PagSeguro era conhecido em 2006 como BRPay, uma cópia nacional do PayPal, de plataforma simples, porém bastante funcional. Ficou tão famoso e confiável no Brasil que em 2007, apenas 1 ano depois, o UOL resolveu comprar a empresa. Desde então, o BRPay passou á se chamar PagSeguro, recebeu muitas atualizações, e desde 2010, parou um pouco suas “modernizações”, visto que agora já é muito funcional, e até mais amigável e prático que o PayPal.
  • O Gigante Paypal, que é simplesmente um dos 40 sites mais acessados do Mundo, foi criado em 1998, e fez sucesso tremendo, assim como o Facebook fez, nos anos que foi alcançando o Google em visitação. Em 2002, o eBay, Gigante no comércio de produtos online, segundo maior site do mundo, nesse ramo, comprou o PayPal, e incorporou a tecnologia de outra empresa, a Billpoint, tornando então, o PayPal ainda melhor. O Paypal aceita pagamentos de 103 países, e desde de 1998, permanece como maior site de pagamentos online do mundo.

Vantagens e desvantagens fazem a diferença

Comparando apenas a estrutura dos sites de cada empresa, poderíamos dizer que o PagSeguro leva vantagem, por ser mais moderno. O MoIP possui interface e relatórios, opões, menus, tudo bastante amador, e o PayPal é completo, eficiente, porém meio parado no tempo. Analisando as vantagens e desvantagens, é melhor misturar um pouco ambos, e ir direto ao ponto:

  • O MoIP permite cadastrar mais detalhes dos produtos vendidos, e se for um Info Produto, permite cadastrar um link para download, que o cliente não verá, pois é modificado por eles. Após o pagamento ser concluído, a MoIP envia automaticamente um e-mail ao cliente, com o link para download do produto, ou seja, você não terá nenhum trabalho para controlar a entrega deste tipo de produto. No PagSeguro e no PayPal, isso não existe.
  • Outra vantagem do MoIP é poder personalizar o cabeçalho da página de compra do produto, podendo até colocar uma imagem no formato 500×100. PagSeguro e PayPal não permitem essa personalização.
  • O PagSeguro e o PayPal possuem integração online extremamente rápida, com as instituições dos cartões de crédito e com os bancos. Se você pagar via débito ou crédito, ambos aprovam geralmente em poucos minutos. Uma agilidade excelente. Na MoIP, essa ponto é muito fraco. Se um cliente paga via débito, o MoIP aprova em poucos minutos, porém, para a maioria dos clientes, que pagam via crédito, a espera pode até passar de 24 horas, algo realmente deplorável, se comparado ao PagSeguro e ao Paypal.
  • O PagSeguro possui estrutura superior, portanto quando alguém acessa o site, é quase impossível, mesmo em horários de muito tráfego, ver ele travando ou não abrindo. No MoIP, isso acontece com alguma frequência. Em horários mais calmos, não é perceptível, mas em horários de muito tráfego, ele trava e ás vezes não abre, ou seja, quem o usa perde um pouco de dinheiro. O PayPal ás vezes também sofre de uma lentidão, para abrir a página de pagamento.
  • O PayPal, apesar de não ser nada amigável para quem não possui cartão de crédito, é ainda mais seguro que o PagSeguro e o MoIP, pois como só usa cartões como base para pagamentos, têm apenas que lidar com as administradoras dos cartões, não há margens para erros, porque com cartão ou o cliente paga ou não paga, não é como Boleto, que o cliente imprime e você não sabe se ele vai pagar ou não.
  • Os relatórios gerados no MoIP são no mínimo, amadores, daqueles estilos que podemos comparar aos programas freewares mais simples que encontramos, para gerenciamento de finanças. Enquanto isso, o PayPal e o PagSeguro possuem relatórios simples porém muito eficientes, bem planejados e fáceis de gerar.
  • O PagSeguro possui Central de Ajuda, formulário para contato e até telefone de atendimento, enquanto o MoIP só atende via chamados (porque o chat geralmente não funciona) e o Paypal só atende via e-mail.

Claro que existem outras vantagens e desvantagens de cada um, mas as mais importantes são estas mesmo.

Qual a conclusão dessa comparação?

A conclusão é bastante simples, e muda para cada tipo de pessoa:

  • Vendedores de produtos físicos: Utilize as 3 opções, pois se limitar apenas á uma delas, e o cliente não a conseguir utilizar, você perderá vendas.
  • Vendedores de Info Produtos: Cadastre-se na MoIP e configure o link de download do seu Info Produto, isso agiliza o trabalho. Se quiser vender mais, precisará oferecer as opções do PagSeguro e do PayPal.
  • Pessoas físicas: Para efetuar ou receber pagamentos nacionais, prefira o PagSeguro, que é mais ágil, flexível e fácil de trabalhar. Pagamentos internacionais: Use o PayPal.

Efetuar pagamentos através dessas empresas é seguro, todas são auditadas pela VeriSign, e em ambas, você pode solicitar a devolução do dinheiro pago, caso não receba o produto adquirido. É uma comodidade excelente como essa, que faz com que cada vez mais pessoas utilizem o MoIP, o PagSeguro e o PayPal.

Não têm conta no PagSeguro ainda? Crie agora, Grátis!



E você, qual prefere? E quais já utiliza?

Compartilhe via:

Gostou do artigo? Receba GRÁTIS, em seu e-mail, a Newsletter do Mestres Info!

Insira seu e-mail:

Não é Spam, é uma Newsletter com qualidade FeedBurner, um produto do Google!

Você pode deixar um comentário, ou fazer trackback para seu blog.

20 Comentários para “Diferenças entre MoIP, PagSeguro e PayPal”

  1. Carlos disse:

    Alguns comentários:
    PayPal permite sim edição da página de checkout.
    Aprovação do PayPal acontece em segundos se for integração por API. PagSeguro respondendo em minutos no crédito é algo que nunca ouvi falar.
    PayPal tem 0800 sim, além de twitter e facebook.
    Procure se informar sobre o PayPal para produtos digitais, a melhor experiência de venda para este segmento.
    Quanto ao vendedor, acho que é legal falar que com o PayPal é possível estar com dinheiro na conta bancária em 48 horas.

    • Mestres Info disse:

      Viu só?

      É como eu disse, no artigo, sou um usuário Intermediário, e nada melhor que a participação de um usuário avançado no PayPal, para esclarecer algumas questões.
      Quanto ao PagSeguro, eu recebo pagamentos dos clientes diariamente, e praticamente 90% das compras via cartão de crédito são provadas em menos de 5 minutos. Os 10% restantes são excessões.
      Quanto ao PayPal, também recebo diariamente pagamentos com ele, porém eu percebo que o pessoal menos favorecido, que não possui cartão de crédito, dispensa o PayPal na hora, ou seja, ele não serve para todas as camadas da sociedade.

      Obrigado pelas informações!

      • Carlos disse:

        Pois é Mestres, acho que vale aprofundar um pouco e fazer uma matéria mais legal – faltou falar que o paypal paga mais rápido (2 dias dinheiro na conta bancária) aceita um monte de moedas, aceita cartão nacional (que até o magazine luiza emite) tem mais modelos de pagamento (em massa, cadeia, paralelo) tem integração HTML ou API, etc.

  2. tuttygualberto disse:

    O Pag Seguro é uma porcaria. Já foi bom há muitotempo mas cresceu muitoe seus funcionários são incompetentes e maleducados. O Atendimento por tel não resove nada, só lhe irrita mais quando você os procura por e-mail não é muito melhor porque enviam respostas automáticas. Tenho dois saques presos lá. Já fiz tudo que eles pediram, minha conta está verificada e aprovada porém els não soltam meu dinheiro. Já reclamei em vários sities como o RECLAME AQUI. Eles só dão desculpas para esconder a incompetencia. ESta semana vou abrir um processo no PROCON para ver e consigo receber meu dinheiro que deu trabalho para ganhar.
    Criei um grupo para ver se consigopessoas para entrar comum processo em grupo contra estes INCOMPETENTES. É Pag – IN – Seguro. Inscrevam-se, vamos nos unir!

    • Mestres Info disse:

      Pessoalmente, posso dizer o seguinte:
      O que eu garanto: Não existe nenhum sistema de pagamentos online que possamos dar nota 10, e quem diz que existe, é porque trabalha em alguma empresa do tipo.
      MoIP: Chega á fazer vendedores perderem vendas, porque em alguns horários do dia, a página de pagamentos demora tanto para abrir que muitos desistem de comprar e saem do site onde viram determinado produto. O site é muito amador, e muitas vezes nem relatórios consigo tirar, porque o site simplesmente fica pendurando sem parar.
      PagSeguro: Como tudo que vem do UOL, o atendimento não é o ideal, por isso qualquer um que dependa de alguma ajuda deles para algo mais complexo, precisa ter muita paciência e torcer muito para as coisas se resolverem. Fora isso, tudo tranquilo, porque o site funciona anos luz mais rápido e mais corretamente que o da MoIP.
      PayPal: O famoso problema de lentidão continua no PayPal, ao menos para quem acessa através do Brasil. Tudo funciona ok, não é tão simples e prático para usuários leigos, quanto o PagSeguro, mas é ótimo para os vendedores, pois libera o dinheiro recebido rapidamente. Também têm a questão autoritária, pois já bloquearam a conta de um conhecido meu, com saldo de mais de 20.000 dólares, e não querem liberar, com medida final que poderá ser a de reter todo o valor definitivamente para eles (roubo?).

      Portanto, eu prefiro sempre trabalhar com mais alternativas, pois detestaria perder vendas por lentidão de determinado sistema de pagamentos, me estressar muito com algum caso sério que o atendimento não resolve, ou ficar com um grande valor retido por algum site de pagamentos seguros. Se der problema com um, ao menos tenho os outros…

  3. Antonio Julio disse:

    E qual a diferença e as vantagens e desvantagens entre os intermediadores (como Moip, Paypal e PagSeguro) e os gateways? Com quem fica o risco no caso dos gateways? Obrigado.

    • Mestres Info disse:

      Pessoalmente, prefiro eficiência do PayPal.
      Mas aqui no Brasil, a melhor opção que conheço é o PagSeguro mesmo.
      Como já disse no artigo, o que posso avaliar é minha experiência como usuário, e nesse ponto, o que mais uso é o PagSeguro mesmo. Até o atendimento deles é melhor. No caso da MoIP tudo é mais complicado e demorado….

  4. david disse:

    quero começar na venda de infoprodutos, tipo e-books, mais não tenho nehuma noção de quase nada, por isso estou numa constante e desesperada busca de informações de como vender na internet, queria saber se tem como vender ebooks no paypal de forma altomatica como vc disse que tinha no moLP,? e gostaria de saber se um infoproduto e mais valorizado com uma forma de pagamento do que com outra,? por que vi num site um ebook sendo vendido por aprox R$14,00 pelo PAYPAL, e por aprox R$40,00 pelo pagseguro.
    obrigado peas informações!
    espero respostas

    • Mestres Info disse:

      Olá,
      A questão dos valores cobrados pelos E-books varia conforme o interesse de cada vendedor. O Lucro é você que faz. Se criou um E-Book e deseja vendê-lo por 9 ou 90 reais, a decisão é só sua. Você deve ter em mente uma avaliação honesta do produto que está vendendo. Obviamente sempre existem aqueles que se dizem “entendidos” do assunto, mas pegam determinado produto que é vendido por 40,00 pela maioria dos vendedores e vende por 9,90, mas isso vai da cabeça de cada um.

  5. Aurimar disse:

    CUIDADO COM O MOIP!!!
    A EMPRESA NÃO ASSUME CHARGEBACK, REPASSA O PREJUÍZO PARA O LOJISTA.

    BASTA PROCURAR POR “MOIP CHARGEBACK” NO SITE “RECLAMEAQUI” E VERÃO INÚMEROS CASOS.

    • Mestres Info disse:

      Pois é, têm muitas coisas que não funcionam com o MoIP. Uso o sistema deles de entrega automática de Info Produtos, e tenho reclamações até no Reclame Aqui, porque o sistema deles falha demais. Por isso que sempre dou preferência ao PagSeguro e ao PayPal. O MoIP precisa evoluir muito ainda.

    • Mestres Info disse:

      É como digo, eles ainda precisam evoluir bastante, e nesse sentido aí que você relatou, também.

      • Paulo da Silva disse:

        Olá Mestres Info

        Mestres Info meu querido com todo conhecimento que você tem em internet me responda por favor, qual e o melhor pagamento digital paypal ou pagseguro?

        Por que existe varias reclamações no Reclameaqui sobre paypal e pagseguro?

        Obs: o comprador recebe a mercadoria e depois alega que não gostou do produto bloqueia o pagamento. Se eu não vou receber o dinheiro como é que ele vai me mandar o produto de volta? Como posso ter o meu produto de volta?

        Afinal quem sai ganhado o comprador ou vendedor?

        Pos gostaria de vender velas artesanais mais estou com muito medo dos clientes bloquearem o pagamento e ficarem com o meu produto, como me prevenir com os clientes mal intencionados.

        Grato pela atenção / Que Deus te ilumine
        Paulo da Silva

        • Mestres Info disse:

          Paulo,

          O risco é inevitável, sempre vai ocorrer, não importa qual produto venda ou qual empresa de pagamentos seguros utilize.

          O que é importante é lembrar o seguinte: No PayPal é obrigatório possuir cartão de crédito, para efetuar a compra. No PagSeguro, qualquer pessoa pode comprar, e pode pagar via débito, crédito ou boleto bancário.

          Quanto á segurança, ambos são seguros. O ideial é utilizar as duas formas de pagamento, mas se tiver que trabalhar com apenas uma, melhor usar o PagSeguro, assim você não limita as pessoas que só pagam via boleto, de comprarem, pois o PagSeguro aceita tudo.

          No PagSeguro, você só enviará o produto aos clientes depois de o pagamento ser aprovado. Eles receberão o produto, e se não gostarem ou reclamarem da demora na entrega, vão abrir uma disputa no PagSeguro, mas aí você só precisa rejeitar o reembolso e enviar ao PagSeguro, quando solicitarem, uma cópia de algum comprovante de envio. Nesse caso, se você estiver com razao, a disputa é cancelada e seu pagamento é mantido.

          Não tenha receios, e mantenha uma boa comunicação com seus clientes, preferencialmente só por e-mail.

  6. david disse:

    obrigado. o q n entendi foi q era o mesmo e-book com uma “grande” diferença de custo, pela variação de forma de pegamento.
    vlw

  7. paulo disse:

    não tive sorte com o moip fiz uma tranzação 0787 3986 pago a goias cobranças

    a loja mptudo fala que não recebeu goias cobranças diz que pagou é quem perdeu

    foi eu perdi o dinheiro ea mercadoria não sei o que fazer me da uma resposta

    • Mestres Info disse:

      Nestes casos é possível solicitar o reembolso através do site da MoIP. Pode até demorar 1 mês ou mais, mas eles vão solucionar seu caso.

  8. Sebastiao disse:

    Eu utilizo ambos para receber e efetuar pagamentos em meu site.

    • Mestres Info disse:

      Bacana, isso é o ideal, porque cada um têm as suas vantagens, e assim você não limita os clientes.

      Quem só oferece PayPal, perde todos os clientes que preferem pagar via boleto.

      Quem só oferece MoIP, faz os clientes esbarrarem em algumas dificuldades para informar um telefone válido e ás vezes deixam de efetuar o pagamento devido ás popups de pagamento abertas, que ás vezes não abrem.

      Quem só usa PagSeguro, impede que clientes do exterior efetuem compras.

      O ideal é usar os 3

Comente

topo