Ferramentas SEO Grátis Online

Otimizar um site com técnicas SEO, não significa simplesmente encher um artigo de palavras chaves e ficar esperando que o Google considere tal artigo, e você receba muitas visitas diárias. Na prática, o SEO têm muitas variáveis.

Não existe um concenso 100% definido sobre quais as melhores opções para um site ser completamente otimizado, porém algumas ferramentas online podem lhe ajudar de uma forma incrível, no processo de otimização.

Algumas das opções gratuítas, estão listadas abaixo. Você não deve ficar “enlouquecido” por não conseguir acertar algum ponto, até porque, se testar determinada página otimizada de seu blog ou site em todas as ferramentas abaixo, provavelmente o que está errado para um deles, não está errado para outro, portanto, na dúvida, altere aquilo que você realmente viu que está errado, ou algo que a maioria dos serviços abaixo apontam como erro.

Seo Workers

Faz uma análize boa do site, com várias dicas, explicações e vídeos em inglês. Traduza o texto da página automaticamente, abrindo ela pelo Google Chrome, leia o texto com as sugestões, vale a pena. Não leve tudo ao pé da letra, pois os avisos são dicas importantes, mas nem sempre você pode alterar certas coisas, caso contrário, seu artigo parecerá ter sido escrito por um robô.

Seo Centro

Possui várias ferramentas, porém essa do link, em particular, você deveria corrigir todos os erros que a ferramenta acusa. Ela faz uma análise muito inteligente e padrão, e embora seja básica,  acredite, ignorá-la, dependendo do conteúdo de seus artigos e popularidade do seu blog, pode ser muito prejudicial. Se seu blog ou site for pequeno, corrija tudo que a ferramenta acusar, em vermelho.

Pear Analytics

É uma ferramenta muito boa e completa, porém bastante exigente e extremamente realista. Você deve, sem nenhuma dúvida, corrigir os erros relatados em Vermelho. Os alertas em laranja e amarelo são relativos, traduza e leia as sugestões e informações com atenção, e verá que algumas não podem ser corrigidas imediatamente, caso seu blog ou site seja novo, e outras são apenas alternativas de melhoria, fica por sua conta seguir ou não. Não são erros, são sugestões, não esqueça disso.

Website Analyser

A ferramenta é simples, porém muito boa e muito realista com você. Analiza todos os pontos do seu blog ou site, e lhe mostra, na realidade, qual a pontuação de sua página analizada, e qual a posição dela perante as milhares de páginas na internet sobre o mesmo assunto, ou seja, mostra qual o percentual de páginas na web, sobre aquele assunto, têm menor pontuação que a sua. Caso mais de 70% das demais páginas perdem em qualidade para a sua, fique feliz, você está com um trabalho SEO de boa qualidade, e têm boas chances de receber boas visitas, na página analizada.

Seo Analyzer

Uma boa ferramenta, com dicas bastante úteis. Obter alta pontuação na avaliação com ela não é difícil, fazendo SEO da forma correta, porém difícil é chegar aos 100 pontos. Se conseguir chegar nesse nível, você está no caminho certo.

Seo Web Page Analyser

Boa ferramenta, simples porém funcional, lhe mostra alguns pequenos detalhes que outras ferramentas não mostram.

Seo Master Free Scanner

Essa boa ferramenta é nacional, e analiza vários pontos do seu blog.  Em nossos testes, obtemos a nota 98 em uma página testada. Só não chegamos á nota 100 porque seria necessário reduzir o tamanho do link, deixando apenas uma palavra chave, mas no nosso caso não seria interessante. A ferramenta dá dicas de como corrigir cada ponto, caso exista erro.

Web Page Analyser

Ótima ferramenta que, apesar de muito simples, é prática e ajuda muito. Atenção: Ela é voltada ao desempenho e leveza do site, não apenas no SEO em sí. Basta colar o link do seu artigo e “enviar”.  A parte mais importante é a final, onde ela apresenta as análises e recomendações.  Para não ter nenhum erro em vermelho ou avisos na cor dourada, seria preciso não usar várias coisas que são importantes ter em seu blog ou site, como até mesmo anúncios e botões sociais dinâmicos. Use com moderação, analize com calma cada ponto, e veja o que pode fazer para melhorar.

Porque essa ferramenta está citada aqui? Pelo simples fato de que o próprio Google, em suas páginas de diretrizes para webmasters fala sobre a importância de um site ser leve e as páginas abrirem rapidamente, até mesmo para uma melhor avaliação e classificação do Google, ou seja, use um layout leve e limpo em seu blog ou site, e use muito essa ferramenta ótima, para tornar seu site mais leve e rápido. Leveza + praticidade + qualidade + SEO = Sucesso!

Dicas Cruciais:

  • Não faça spam
  • Não compre links em “pacotes”, como sites americanos vendem, isso é como comprar droga, detona seu blog ou site, depois que o Google detectar
  • Só faça parcerias de troca de links com sites e blogs de qualidade, sem pornografia ou pirataria. De preferência só troque links com sites do mesmo assunto que o seu
  • Quando comentar em blogs e sites, informe o link do seu blog, quando esta opção estiver disponível
  • Escreva o conteúdo pensando no visitante, não escreva como um robô, pois o Google, quando lhe avaliar, pode “exterminar” o seu sucesso, caso seus artigos sejam lotados de palavras chaves diferentes, ou inflados com a mesma palavra chave.
  • Procure preferencialmente utilizar apenas palavras chave compostas, de duas ou 3 palavras, para uma maior chance de rankear no Google com elas.

Ferramentas Imbatíveis

Não querendo criar polêmicas com ninguém, e com nenhuma empresa de SEO, não eu, mas o mundo todo confirma, que as ferramentas SEO da SEOmoz são as melhores (ou estão entre as melhores) do mundo.

SEOmoz

A SEOmoz possui ferramentas fantásticas, que certamente, aqueles que estão acostumados á utilizar apenas ferramentas gratuítas, nunca imaginaram que existia. Não há como eu me alongar aqui nesse assunto, porque as utilidades de cada ferramenta são muitas, e eu pessoalmente utilizo algumas delas diariamente.  Uma delas é a Keyword Difficult, que mostra a dificuldade de concorrência de determinadas palavras chave, e quais as quantidades reais de buscas que são feitas no Google, com aquelas palavras exatas, mensalmente, ou seja, com ela você pode “garimpar” as palavras chave que utilizaria em um texto, e usar somente as mais importantes e úteis.

Outra ferramenta muito boa é a One Page Keyword Optimization, que funciona da mesma forma como as ferramentas de análize que citamos aqui, com a vantagem de ser muito mais completa, de forma que, se você pegar uma página, otimizar e testar com essa ferramenta, sua página passará ok em todos os outros sites de análize que você utilizar, ou seja, é realmente completa. Ela lhe mostrará coisas que talvez você não sabia, e lhe dirá o que é importante ou não, na otimização, além de lhe dar todas as informações de como corrigir cada problema.

Conheça agora mesmo a SEOmoz

Porque utilizar estas ferramentas todas?

A resposta é simples: Para aprender corretamente como fazer a otimização SEO. Um artigo otimizado, demora muito mais tempo para ser feito com qualidade, do que um artigo normal. Embora seja assim, depois que você aprende como fazer corretamente, não vai precisar utilizar estas ferramentas de análize toda hora, e cada artigo postado dará cada vez mais qualidade ao seu site ou blog, e o número maior de artigos de qualidade, fará seu site ou blog aumentar em visitas, de forma considerável, ou seja, vale muito á pena. Um site antigo meu, de 2003, eu comecei á otimizar em 2007, e ele passou de 2.500 visitas diárias para 13.000 visitas por dia. Depois de mais 5 meses de otimização e inserção de novas páginas otimizadas, com conteúdo de qualidade e ótimos textos, ele passou á ter mais de 50.000 visitas diárias, portanto, sei que o SEO é aquilo que há de mais fantástico para um site ou blog crescer.

Agora é com você

As dicas foram dadas, agora é com você, decida qual o esforço que seu blog ou site merece, e pense com calma, se deseja ter seu blog ou site apenas para seu lazer, ou deseja que ele se torne uma fonte de altos rendimentos com Adsense, contratos publicitários e outros programas de afiliados.

Gostou das dicas? Têm outras dicas? Deixe seu comentário, vamos compartilhar idéias!

3 ideias sobre “Ferramentas SEO Grátis Online

  1. Muito boa dicas irei aplicar tudo o que aprendi em meu site, seoferramenta.com.br obrigado por me ajudar com estas dicas.

  2. Excelente a forma como você passa. Estava realmente em busca dessas informações. mEmbora eu saiba que as ferramentas pagas a princípio são as melhores. Porém, como estou começando neste mercado digital e estou saindo de uma situação delicada financeira e busco oportunidades de negócios, resolvi desenvolver um blog para interagir com este mercado. Minha formação profissional, tem tudo haver com a área comercial.

    Grato pela atenção,

    Luiz Medeiros

  3. Excelente a forma como você passa. Estava realmente em busca dessas informações. Embora eu saiba que as ferramentas pagas a princípio são as melhores. Porém, como estou começando neste mercado digital e estou saindo de uma situação delicada financeira e busco oportunidades de negócios, resolvi desenvolver um blog para interagir com este mercado. Minha formação profissional, tem tudo haver com a área comercial.

    Grato pela atenção,

    Luiz Medeiros

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>