Porque o Orkut está morrendo?

Quem conhece o Orkut desde 2004, lembra muito bem o mega sucesso que ele fez no Brasil, em 2005. Embora no restante do Planeta, ele não tenha tido resultados tão bons, sendo meramente mais uma rede social, aqui no Brasil e na Índia a coisa foi diferente.

Se formos comparar o que o Orkut era no Brasil e na Índia em 2005, com o que o Facebook é hoje nos Estados Unidos, teremos bastante semelhanças. Em 2005, o Orkut crescia tanto no Brasil, que meses mais tarde, já figurava como segundo site mais acessado do país, perdendo apenas para o Google, em número de visitas. Nos estados Unidos, o Facebook cresceu muito  também, desde seu lançamento, em 2004, porém, o crescimento maior foi a partir de 2009, quando passou a acelerar mais o ritmo, e em 2010, passou á ser o segundo site mais visitado do mundo, brigando diretamente com o Google.

Mas aí fica aquela questão: Porque o Orkut está morrendo, enquanto Twitter e Facebook ainda estão crescendo?

Os motivos para a morte do Orkut são vários:

- O Facebook têm o Facebook Connect, e o Twitter têm o Twitter Connect, que permitem aos proprietários de sites e blogs de todos os tamanhos e tipos, adicionarem essas ferramentas aos seus sites, permitindo qualquer visitante se logar nestes blogs e sites usando suas contas do Facebook ou do Twitter. Boa parte dos maiores sites do mundo utilizam essas ferramentas, principalmente o Facebook Connect. Para os usuários, é como um alerta: Crie sua conta no Facebook e Twitter e poderá se logar facilmente nos maiores sites e blogs do mundo. O Google nunca sequer tentou criar isso para o Orkut, e esse desprezo, causa a ruína do pobre Orkut.

- Botão de compartilhamento ineficiente. O botão de compartilhamento do Orkut complica a vida dos blogueiros e de quem os utiliza. Para os blogeiros, a confusão que o Orkut cria, para que ele possa inserir tal botão em seu blog, faz muitos blogueiros desistirem de o utilizar. Para os visitantes, geralmente é chato de usar, e quando o utilizam, ás vezes não funciona, e quando funciona, não fica bom como no Facebook. Enquanto isso, os botões Curtir e Compartilhar do Facebook, e o botão Tweet do Twitter fazem sucesso, por serem práticos e rápidos para usar.

- Quem cria uma conta no Twitter ou no Facebook, fica com seu nome de usuário aparecendo no link, e fica mais fácil divulgar aos amigos (No Facebook, é preciso primeiro ter 25 amigos, antes de definir um nome). No Orkut, fica complicado pedir para alguém te adicionar como amigo, só mesmo mandando um e-mail: “Fulano, me adiciona no orkut aí, por favor, é: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8794411166595797359″. Lamentável. Além disso, seu perfil, mesmo que você queira tornar público, não é indexado pelo Google. Do Orkut, o Google só indexa as comunidades, ou seja, o próprio Google detona o Orkut, ao não ajudar em nada, o aumento de suas visitas. Tanto Facebook quanto Twitter são indexados normalmente, todas as páginas.  O Facebook têm mais de 2 bilhões e 280 milhões de páginas indexadas no Google, o Twitter têm mais de 759 milhões, enquanto o Orkut, acredite se quiser, têm pouco mais de 8 milhões.  Engraçado ou não, é que o antigo rival do Google, o Yahoo, têm mais de 575 milhões de páginas indexadas no Google, e outro produto do Google, o Youtube, têm mais de 446 milhões de páginas no índice do Google. Querem ou não que o Orkut morra? Está bem óbvio.

- O Orkut é anti-social, com relação á adicionar amigos. Depois que você cria uma nova conta, depois de adicionar alguns amigos, o sistema já bloqueia e nem lhe dá explicação do porquê. Você precisa voltar 24 horas depois, para adicionar seus outros amigos. O Facebook permite adicionar mais amigos, e quando você adiciona muitos num só dia, ele lhe dá o alerta, e basta parar e continuar no dia seguinte. O Twitter permite seguir cerca de 1.000 novos amigos por dia, e quando atinge o limite diário, ele simplesmente trava a opção de seguir, por 24 horas. O Limite total de amigos também mostra que o Orkut merece ficar para trás – Limites: Orkut: 1.000, Twitter: 2.000, Facebook: 5.000.

- Login com vários redirecionamentos é algo muito amador, mas o Google insiste nisso. Imagine você logar num blog, que encaminha para outro endereço, e depois outro, e outro, tudo em questão de segundos. É tão amador que até parece que você entrou num site hacker e está sendo redirecionado para outras partes do site. No Orkut e Twitter simplesmente isso não existe, logou vai para sua página e pronto.

- O Famoso “Atualize essa página”. Poxa, qualquer bom programador web sabe que isso é uma falha de amadores, onde já se viu tamanha falta de competência? Existem tantos comando possíveis na programação web, que esse tipo de mensagem é desnecessária. Se algo provocou determinada ação, o sistema da página deve atualizar a página automaticamente!. No Facebook e Twitter isso não ocorre. No Twitter ocorrem as quedas, mas isso é outro caso, o Twitter não têm os bilhões de dólares do Google, para ter um hiper datacenter que garanta 100% de uptime.

Enfim, motivos não faltam para dizer que o Google está morrendo.

Os Gráficos do Alexa comprovam:

Orkut em queda, todos os domínios caindo muito em visitas

O Orkut cai em todas as partes do Mundo. O que já era mediano, grande apenas no Brasil e na Índia, agora já não consegue mais se manter. Atualmente, o Orkut é o 4º maior site do país, e continua caindo muito. Na Índia é o 11º, e caindo cada vez mais.

Talvez seja um aviso ao Google, que adora castigar alguns blogs conhecidos, rebaixando de forma mesquinha, a classificação deles nos resultados das buscas. Talvez um dia a Vimeo se renove bastante, e desbanque também o Youtube, nunca se sabe, é bom que o Google se cuide. Assim como o Facebook está quase passando o Google em visitas, o Youtube também pode cair, um dia.

E você, acha que demorará quanto tempo para o Orkut ser extinto?

3 ideias sobre “Porque o Orkut está morrendo?

  1. Fico triste com a situação em que o Google deixou o Orkut. Todo aquele potencial desperdiçado.
    Outro ponto forte da queda do Orkut foi a grande invasão de spammers, tinha uma época que era insurpotável entrar no orkut pela grande quantidade de scraps, comunidades e perfis falsos. O Google demorou muito para melhorar as devidas medidas de segurança.
    O controle de privacidade do Orkut também foi implementado somente depois do sucesso do Facebook, e ainda assim não funciona direito. Comecei a usar mais o fb após vasculhar essa sessão. Achei incrível o nível de customização que você aplicar ao seu perfil e suas atualizações.
    Os grupos do Orkut ficavam muitas vezes inoperantes, mas no fb e no twitter eles são realmente são usados pelos usuários, justamente pelos filtros de privacidade que você pode aplicar.
    No twitter me sinto mais atraido a conhecer mais de uma determinada pessoa. No orkut e no fb não sinto tanto apelo, mas o fb pelo menos tenta contorna isso tendo um “sugestor” de amigos bizarro, que me sugere até pessoas com quem eu fiquei a 5 anos atrás. Não sei como ele consegue fazer isso, mas é assustador.
    Atualmente só utilizo meu orkut pra saber das datas de aniversários, mas até isso estou começando a deixar de lado, já que o fb me avisa no começo da semana todos meus contatos aniversariantes.
    Sinto que o orkut foi o começo de uma era das redes sociais, o lamentável é que ele somente iniciou essa era e não está participando como deveria pelo descaso do seu dono.

    • É coisa típica do Google. Cada vez mais complicado de conviver com ele.
      No Adsense, quando o site cresce, eles colocam olho grande e removem o Adsense de lá, ferrando o dono do site.
      No Adwords, se você criar uma conta hoje lá e pagar certinho, basta anunciar algum e-book ou software que eles não aprovem, e pronto, sem aviso prévio, você é banido.
      No Google, se um site seu, por algum erro involuntário seu, linkar para um site que mudar do nada e passar á oferecer pirataria ou pornografia, você que é punido, e te eliminam do índice do Google, sem prévio aviso.
      No Youtube, mesma coisa, basta enviar alguns vídeos, e se um deles tiver cenas sensuais, sem nudez, você é banido de lá, porém, os vídeos sensuais da Playboy e Paparazzo, eles aceitam, e você têm que ficar quieto.
      O Orkut nem se fala, virou um lixo atolado de falhas e só agora querem remediar, e mesmo assim, de forma tosca e sem graça.

      É isso aí, esse é o Google da atualidade, muito diferente do Google de alguns anos atrás. Antes um anjo, porém, hoje…

  2. Tem outro motivo também: o modismo (minha opinião). Eu e muita gente não vemos graça nenhuma no Twitter: não tem página de scraps, não tem álbuns de fotos, não tem lugar para os vídeos, tem limite pequeno de palavras para postar e é mais difícil de usar.

    Mas o orkut deixava a desejar sim quanto a impunidade: comunidades inadmissíveis que o Google não removia, muitos perfils falsos ou sem fotos, era para ser uma rede social saudável e virou um antro de gente sem escrúpulos. Fora que ninguém levava a sério: acho que nada supera o encontro cara a cara e o orkut não saía do virtual nunca. Eu mesmo me decepcionei!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>