Site lucrativo jamais pode ser abandonado

Eis que aconteceu, pela primeira vez até hoje, nos anos que trabalho com sites, ví um site lucrativo, em crescimento, com alta possibilidade de se tornar grande, acabar sendo abandonado, pela ingenuidade e amadorismo de um sujeito.

Não vou aqui citar o nome do proprietário, nem qual é o domínio, porque não seria ético, porém vou explicar o que aconteceu.

O sujeito criou um domínio, fez um site simples, em HTML puro, sem programação nem nada, mas com bastante conteúdo, bem interessante, sobre esportes e notícias. O site começou á crescer, ele colocou vários anúncios, e eu também passei á anunciar no site dele, pagando uma boa soma mensal, sempre adiantado, todos os meses, até que, depois de um bom tempo, ele resolveu trocar de hospedagem, e nesse processo acabou se perdendo, passou os dados de gerenciamento do domínio á empresa de hospedagem, e agora, passadas 2 semanas, o ingênuo e amador sujeito ainda está esperançoso que tal empresa devolverá o domínio dele.

Pelos meus cálculos, ele deveria estar faturando cerca de R$ 1.000,00 mensais com as publicidades em seu site, que tinha cerca de 8 meses de existência, e estava crescendo á cada dia, ou seja, dentro de algum tempo, estaria rendendo á ele uma boa soma em dinheiro, mensalmente. Por ser ignorante, passou os dados do registro do domínio á quem não deveria, e acabaram com o site dele.

O Google agiu, pouco mais de 1 semana depois já removeu a página inicial do site dele do índice, e atualmente nenhuma página dele está indexada, ou seja, até o Google já entendeu que o site foi abandonado.

Particularmente, perdí uma fonte para anunciar, que me rendia um bom lucro, e também fiquei bastante pazmo com a ignorância do sujeito, que mesmo recebendo todas as dicas que enviei á ele por e-mail, manteve-se tranquilo, achando que, por milagre, vão lhe devolver o domínio.

A conclusão que fica, é que jamais devemos confiar o gerenciamento do nosso domínio á empresas desconhecidas. O domínio deve ser gerenciado pelo proprietário apenas, e mais ninguém. Hospedagem é uma coisa, domínio é outra. Hospedagem você pode trocar á qualquer momento, mas e o seu domínio, se alguém roubar, o que você vai poder fazer? E se for um domínio internacional, você acha que têm alguma chance de recuperar, caso seja roubado?

Delegar o gerenciamento de hospedagem de seu site á alguém, é possível, mas passar dados de gerenciamento do registro de seu domínio á outros, é como “emprestar” sua linda mulher para um desconhecido…. Muito cuidado com a ingenuidade….

Uma ideia sobre “Site lucrativo jamais pode ser abandonado

  1. Ola, tenho um site do mesmo tipo da pessoa q voce citou acima, faço divulgações de algumas empresas e espero com o tempo conseguir lucrar com meu site, gostei da dica pois se trata de informações q jamais devem ser compartilhadas, valeu pelas informações, abraço!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>